image description

Museu Tupãense de Arte Sacra conta com peça exclusiva esculpida em pedra-sabão com mais de 1 metro de altura

Em breve, Tupã contará com um museu de arte sacra que surge com o olhar atento do casal tupãense Clóvis Manoel e Cristina Manoel Durante o período mais difícil da pandemia, o casal aflorou a paixão pela arte sacra e o que era apenas uma coleção, virou um riquíssimo acervo cultural.

A previsão é que seja inaugurado ainda neste ano e já teve suas portas abertas para apoiadores do projeto e profissionais que atuam no setor, para conhecerem as peças do futuro e primeiro museu de arte sacra da cidade.

Clóvis explica que na época da pandemia, a demanda de serviços do casal que trabalham no setor de eventos, teve uma baixa e dessa forma, começaram pintando oratórios, restaurando santos e os pedidos se estenderam para sua filha e irmã, por exemplo.

O casal também tem o hobby de viajar e em suas viagens, sempre que possível, visitam e exploram a riqueza de museus, onde buscam inspiração e a valorização da arte em sua totalidade.

São Francisco esculpido em pedra-sabão, acervo do Museu de Arte Sacra de Tupã

Arte, cultura e religiosidade

Ocupando um espaço na Rua Iporans, 1.235, o novo espaço já acolhe peças e esculturas de diversas artistas renomados, onde também já tem localizado um grande acervo religioso com peças, artigos, crucifixos, quadros, objetos artesanais de alto padrão, alguns confeccionados pelo próprio casal.

Tudo tem sido preparado com muito carinho e atenção. Planejado para ser um local aconchegante e cabe ressaltar, que a intenção é apresentar diversas peças antes de sua inauguração.

O Tupãense Notícias esteve por lá acompanhando de perto o processo de organização e adequação para o Museu abrir suas portas e receber os visitantes de Tupã, região e do Brasil. O espaço promete ser mais uma opção de fortalecimento da arte, cultura, turismo e entretenimento; cheio de ricas experiências, história e dinâmico.

Entre as lindas peças que já se encontram no Museu, destacamos a escultura de São Francisco de Assis esculpido em pedra-sabão pelo artista mineiro – Walace Ferreira, que inclusive é membro da Academia de Arte Francesa – a Mondial Art Academia (Associação Francesa, baseada na excelência e na seleção de artistas talentos).

Em sua composição, a peça é transmitida por meio da pedra sabão os traços de São Francisco de Assis e mede 1,1 metro de altura.

Detalhes da obra de arte

Minas tem na pedra-sabão um dos pilares da sua arte, cultura e história. Foi com essa matéria-prima que o mestre do Barroco, Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814), esculpiu os 12 profetas de Congonhas, imprimiu seu talento à portada das igrejas de Ouro Preto e marcou monumentos que atraem visitantes do mundo inteiro e se tornaram patrimônios da humanidade. Ao longo do tempo, a pedra ganhou espaço cada vez maior e se multiplicou em objetos utilitários, a exemplo de panelas de cozinha, e itens variados de decoração.

fonte: https://www.tupaense.com.br/2022/09/17/museu-tupaense-de-arte-sacra-conta-com-peca-exclusiva-esculpida-em-pedra-sabao-com-mais-de-1-metro-de-altura/#google_vignette