image description

Museu de Arte Sacra – Dia do Índio / Osmar Santos e Comenda Vanuíre



Dr. Alcione Alcântara Gonçalves, Presidente da ATLECA- Academia Tupãense de Letras, Ciências e Artes, esteve na manhã de , 19/4/2024, tradicionalmente marcado como o DIA DO INDIO, o Museu de Arte Sacra Franciscano de Tupã foi o palco de diversas manifestações de alusão a data. Ainda na Solenidade foi aberta a da exposição de arte, pintura em tela, de Osmar Santos,” O pai da matéria “! O evento ainda contou com diversas autoridades, vereadores, convidados alguns Indígenas da TI VANUIRE, que receberam homenagens, ressaltando a importacia dos povos originários e puderam conhecer a historia e o próprio Osmar SANTOS. A gerente geral do Museu Índia Vanuíre Tamimi David Rayes Borsatto , recebeu a COMENDA VANUIRE, proposta do Vereador Charles dos Passos, e entregue pelo Prefeito Caio Aoki, que na oportunidade também e entregou a Osmar Santos considerando-o, HÓSPEDE OFICIAL DE TUPÃ









CHARLES DOS PASSOS SANCHES FEZ A INDICAÇÃO AO PREFEITO DO NOME DA TAMIMI , PARA RECEBER A PRIMEIRA COMENDA VANUIRE ATÉ HOJE NENHUM PREFEITO TINHA FEITO E ENTREGADO ESTA HOMENAGEM, POR SERVIÇOS REVELANTES AO MUNICIPIO:



AUTÓGRAFO DE LEI No. 4.735 – A CÂMARA MUNICIPAL DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE TUPÃ, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, APROVA: INSTITUI A ‘COMENDA VANUIRE’ A SER OUTORGADA PELO PODER EXECUTIVO E ENTREGUE SOLENEMENTE A PESSOAS QUE TENHAM PRESTADO RELEVANTES SERVIÇOS À COMUNIDADE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Art. 1º Fica instituída no Município de Tupã, a “Comenda Vanuíre”, a ser outorgada pelo Poder Executivo e entregue solenemente a tupãenses que tenham alcançado projeção em suas atividades e justifiquem o reconhecimento público. Parágrafo único. A homenagem poderá ser outorgada a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade ou cuja presença no convívio social seja motivo de digno registro. Art. 2º A “Comenda Vanuíre” poderá ser entregue fora dos limites do Município de Tupã. Art. 3º A “Comenda Vanuíre” será constituída de Certificado e Medalha que observará a seguinte configuração heráldica:




SOBRE A EXPOSIÇÃO:
Fonte: https://www.radiotupa.com.br/tupa-recebe-exposicao-de-osmar-santos-o-pai-da-materia-ate-27-de-abril/

Até 27 de abril, o Museu Sacro Franciscano convida você a mergulhar no universo de Osmar Santos, o lendário narrador esportivo conhecido como “O Pai da Matéria”. A entrada é gratuita. Exposição de Osmar Santos é resultado da dedicação e paixão pela arte de narrar, desta vez através da pintura, em uma mostra que reunirá vários de seus trabalhos artísticos, com seu estilo único de representar uma narrativa contemporânea, em óleo sobre tela. Seu uso de cores vibrantes em uma estética que abstrai as linhas e dá espaço para uma interpretação livre e radiante, frequentemente representando flores, faz de suas obras de arte um objeto de beleza e fascínio. Osmar Santos, nascido em Osvaldo Cruz, vai completar 75 anos em 28 de julho. Ele se tornou destaque nacional em locução esportiva nas décadas de 70, 80 e 90, revolucionando a maneira de transmitir o futebol brasileiro sendo frequentemente chamado de “O pai da matéria”.

SEGUNDO CLOVIS MANUEL, FUNDADOR E PRESIDENTE DO MUSEU DE ARTE SACRA FRANCISCANO DE TUPÃ :
O Museu de Arte Sacra de Tupã abriu as portas hoje para a inauguração da exposição Osmar Santos, o Pai da Matéria, uma exposição de superação. É muito importante essa exposição porque valorizamos as pessoas que se superaram na vida e Osmar Santos é uma pessoa da qual nós temos muito carinho por ele, por ter tido a oportunidade de termos com nós hoje nessa abertura da sua exposição. É o Olhos sobre Tela e em todas as homenagens tivemos a presença do prefeito Caio Aoki, do qual eu agradeço muito a sua participação e a colaboração. Ele é amigo do Museu Franciscano de Tupã, também o vereador e presidente da Câmara do qual eu cumprimento todos os vereadores que estiveram presentes. Marcos Gasparetto, também do Conselho Municipal de Turismo , o Wagner Luques, da Secretaria de Turismo, o César, da Secretaria de Cultura, o Luiz Carlos dos Passos Sanches , e teve presente também que é uma honra muito grande todas as vezes que eu recebo ela no museu, a Dona Tamimi. A Dona Tamimi é uma pessoa muito especial e nós tivemos o privilégio de ela receber a comenda, Vanuíre em nosso museu. Foi muito gratificante, nós temos uma parceria muito grande entre Museu de Arte Sacra Franciscano , Museu de Vanuíre, as Secretarias de Cultura e Turismo o Conselho de Turismo, e para nós é muito importante a valorização dos museus tupanenses e aqueles que tenham o acervo. Nós não desistimos deles, nós queremos colocar em modo físico o museu que eles têm, que são virtuais, nós temos mais de 5 ou 6 museus. Importante a participação da população, do poder público, da área turística, da área cultural, para que nós possamos valorizar o setor dos museus, que o museu é uma atração para a cidade e é muito importante a gente ter essas parcerias. Muito obrigado a todos de coração.

fonte: https://maroviana.com.br/museu-de-artes-sacra-dia-do-indio-osmar-santos-e-comenda-vanuire/