image description

Cidades comemoram dia de São Francisco de Assis com benção dos animais e exposição de arte sacra

Segundo a tradição da Igreja Católica, o santo é padroeiro dos Animais por abrir mão de sua fortuna para se dedicar em missão aos bichinhos, ao meio ambiente e aos doentes. Programação festiva é realizada em Botucatu, Assis e Tupã.

Nesta quarta-feira (4), a Igreja Católica comemora o dia de São Francisco de Assis. Como parte da tradição, os tutores de animais levam seus pets à igreja para receberem a benção.

Famoso como Padroeiro dos Animais e santo dos pobres, a celebração relembra o dia de sua morte em 1226.

São Francisco foi conhecido por abrir mão de sua fortuna para se dedicar em missão aos animais, ao meio ambiente e aos doentes.

Em Botucatu (SP), as bênçãos são realizadas no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes às 15h.

Em Assis (SP), cidade que o santo é padroeiro, as benção acontecem neste domingo (8) na Praça da Catedral à partir das 11h.

Museu de Arte Sacra Franciscana

Museu de Artes Sacras Franciscano em Tupã (SP) — Foto: Aline Albuquerque/ TV TEM

Já em Tupã (SP), um casal devoto de São Francisco de Assis idealizou um Museu de Artes Sacras Franciscano.

O prédio tem cerca de 300 metros quadrados e fica no centro da cidade, sendo composto por sete salas reservadas para a exposição de um acervo de 72 peças. Há também uma loja e um ateliê onde são preparados souvenirs, lembrancinhas e artigos sacros.

O espaço, que fica na Rua Iporans, 1253 , no centro, é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30, e não há necessidade de agendamento.