icon Voltar

Ostensório duas faces

id: 46
Ostensório duas faces

Ostensório com duas faces; Nossa senhora das medalha(nossa senhora das Graças). Obra feita em 2021, suas dimensões são de 27cm por 15cm
suas cores em destaque são aplique em detalhe de ouro e base marmorizada.

Ostensório ou custódia[1], é uma peça de ourivesaria usada em actos de culto da Igreja Católica Apostólica Romana para expor solenemente a hóstia consagrada sobre o altar ou para a transportar solenemente em procissão. A sua utilização é uma manifestação do dogma católico da transubstanciação em que a hóstia consagrada torna-se corpo de Cristo e da consequente adoração que lhe é devida como presença real de Deus. Na falta de uma custódia, o cibório pode ser utilizada para o mesmo fim.

Nossa Senhora das Graças
A imagem de Maria que aparece na frente da Medalha é a de Nossa Senhora das Graças. Sabemos disso por causa de alguns sinais: 1) Sua maneira de vestir com cinto fino, véu e manto sobre a túnica. 2) Ela pisa sobre o globo terrestre e sobre a serpente. Ela é a senhora que esmaga a cabeça da serpente, a corredentora junto com Nosso Senhor Jesus cristo. 3) De suas mãos saem raios. Esses raios são as graças que Nossa Senhora recebeu de Deus e pode dar a todos os que a pedirem. Segundo o relato de Santa Catarina Labouré: 'As mãos da Virgem estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas. A Santíssima Virgem disse-me: 'Eis o símbolo das Graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem ...' Porém, ela lamenta: 'mas ninguém me pede...'

O texto na frente da Medalha Milagrosa
O texto na frente da Medalha Milagrosa é uma jaculatória, ou seja, uma oração curta e poderosa, que Nossa Senhora ensinou a Catarina Labouré e pediu que todos a repetissem constantemente. A jaculatória está em Latim e significa: 'Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós'. O termo 'Concebida sem pecado' refere à Imaculada concepção de Maria. No reverso da medalha

A cruz e a letra M
Santa Catarina relata: '...vi no seu reverso: a letra M, tendo uma cruz na parte de cima, com um traço na base.' A letra 'M' é a inicial de Maria. Observe que o 'M' está abaixo da cruz, simbolizando que Jesus é superior a Maria. E o 'M' está entrelaçado na base da cruz. Significa que Maria e Jesus estão entrelaçados, unidos, inseparáveis. Maria tornou-se a corredentora da humanidade, em Jesus, desde o momento em que disse sim a Deus e Jesus se encarnou em seu ventre. E, no momento da morte de Jesus, na hora da cruz, Maria também estava lá, de pé, sofrendo com ele e dando-lhe forças no momento derradeiro. Portanto, Maria faz parte de toda a vida humana de Jesus e de sua missão salvadora.