A Virgem de Seggiola
id: 11"A Virgem da Seggiola" ("Madonna della Seggiola") é uma gravura famosa do renomado artista italiano Raffaello Sanzio, também conhecido como Rafael. Rafael foi um dos grandes mestres do Renascimento e viveu durante o século XVI. A pintura retrata a Virgem Maria com o Menino Jesus e São João Batista criança.
A obra foi encomendada por um nobre e mecenas italiano chamado Agostino Chigi, que era um grande apoiador das artes e um colecionador de obras de Rafael. A pintura foi criada entre 1513 e 1514 e faz parte de uma série de obras que Rafael produziu para Agostino Chigi.
"A Virgem da Seggiola" é notável pela sua composição harmoniosa e pela expressão serena dos personagens retratados. No centro da pintura, vemos a Virgem Maria segurando o Menino Jesus no colo enquanto São João Batista criança está ao lado, com uma mão sobre o ombro de Jesus. Maria e as crianças estão em um espaço definido por uma cadeira (seggiola em italiano), que dá nome à obra.
O uso da luz e sombra, a suavidade das formas e a expressividade dos rostos são características típicas do estilo de Rafael. A pintura reflete a influência de outros mestres renascentistas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo, que também buscavam alcançar uma beleza idealizada em suas representações.
"A Virgem da Cadeira" é considerada uma das obras-primas de Rafael e permanece como um exemplo destacado da arte renascentista.
O quadro pertenceu a senhora Olinda Seiscentos Bertoli.